Pesca recreativa regula captura de 46 espécies

Pesca recreativa regula captura de 46 espécies

O Departamento de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação aprovou um novo regulamento para a pesca recreativa que estabelece os tamanhos mínimos de captura, quotas e proibições biológicas para 46 espécies para o período 2024-2026. A resolução aplicar-se-á às águas marítimas entre os municípios de Portbou e Blanes e será válida até 1 de dezembro de 2026.

As medidas representam o impulso para um novo modelo mais sustentável para esta pescaria com o objectivo de garantir uma exploração “racional” das espécies e a sua adequada conservação e regeneração. Na prática, seria o primeiro plano de gestão da pesca recreativa na Catalunha. Olhando para o próximo ano, está prevista a elaboração de mais dois planos, um para a costa de Terres de l’Ebre e outro para Baix Maresme.

Algumas das espécies incluídas na resolução já tinham sido objecto de regulamentação, como é o caso do choco nas baías de Pals e Roses ou do robalo, robalo, garoupa ou dourada, entre outros, na área marinha de ​​o Parque Natural de Cap de Creus e a baía de Cadaqués, enquanto para o resto constitui o primeiro regulamento.

A resolução também incorpora medidas relativas à proibição do uso de iscas vivas ou da pesca e posse a bordo de tubarões ou raias, espécies altamente vulneráveis. Segundo o Departamento, os números que impulsionam a atividade tornaram necessária a regulamentação. As saídas têm um impacto económico de 65 milhões de euros e atingem um volume de captura estimado em 1.003 toneladas por ano, contribuindo assim fortemente para o desenvolvimento da economia azul da Catalunha.

Esta resolução é o resultado de uma tarefa iniciada em abril de 2023 com a criação do Conselho de Cogestão da Pesca Marítima Recreativa da Catalunha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.