Os agricultores pedem à Generalitat que mantenha os veículos equipados para combater a vida selvagem
O sindicato agrícola Unió de Pagesos solicitou ao Departamento de Agricultura, Pecuária, Pesca e Alimentação que coloque à disposição do corpo de Agentes Rurais viaturas equipadas e homologadas para poder gerir adequadamente a sobrepopulação de animais selvagens, principalmente javalis e coelhos O sindicato formula esta exigência depois de verificar os efeitos positivos, neste sentido, da utilização de veículos com estas características que têm sido implantados em vários pontos das regiões de Girona e da Plana de Lleida.
No total, em 2018 o Governo colocou à disposição dos Agentes Rurais quatro carrinhas deste tipo escolher (dois em Girona e dois em Lleida) geridos através do sistema de aluguel. Isto levou a que, uma vez terminada a concessão há poucos dias, a Administração tenha tido que devolver os veículos sem ter previamente fechado uma alternativa útil para o serviço.
O sindicato lamenta esta situação mas lembra que este foi “um método eficiente que permitiu ao corpo de Agentes Rurais gerir a vida selvagem de dia e de noite”, em colaboração com agricultores e caçadores das zonas afectadas. Perante os resultados obtidos com esta experiência, e perante a certeza de que a presença de fauna silvestre continua longe de ser resolvida, o Sindicato dos Agricultores exige que a Administração coloque à disposição do organismo mais veículos com características semelhantes ou superiores, a fim de poder programar mais viagens de manejo para reduzir a população da fauna que afeta os campos.