O Memorial Walter Benjamin reflete sobre como preservar o passado

O Memorial Walter Benjamin reflete sobre como preservar o passado

Especialistas nacionais e internacionais como José María Lassalle e Matilde Eiroa refletiram este fim de semana em Portbou sobre o surgimento de ferramentas tecnológicas no campo da memória. Fizeram-no através de apresentações, palestras e mesas redondas enquadradas no X Colóquio Internacional Walter Benjamin, com intervenções que destacaram a necessidade de “incorporar a impressão digital como fonte histórica, ainda que se afaste do documento acabado e imutável”, destacou Eiroa na sua conferência, onde elogiou o trabalho realizado a este respeito por instituições como o MUME, digitalizando e documentando o seu fundo.

Paralelamente à vertente mais académica e teórica, o colóquio programou também uma série de atividades culturais e recreativas como uma sessão musical ou a interpretação teatral de La Primera e Les mestres de la República. Também não faltou a homenagem institucional a Walter Benjamin, com a presença do assessor da Presidência, Albert Dalmau, acompanhado do prefeito de Portbou, Gael Rodríguez, que confirmou a concessão de uma bolsa de 30 mil euros pelo governo do estado, que servirá para “atualizar o projeto executivo do Memorial Walter Benjamin, que recuperamos de 2010”. Rodríguez acrescentou que “temos dois caminhos abertos para angariar os 1,5 milhões de euros de financiamento que necessitamos para a construção do projecto; se tudo correr como deve, no segundo semestre de 2025 iniciaremos as obras deste memorial».

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.