Figueres quer equipar a Guarda Urbana com armas taser, spray de pimenta e detectores de metais
Figueres quer dotar a Guarda Urbana de armas taser, spray de pimenta e detectores de metal. Junts x Figueres fará o pedido em forma de moção no plenário de amanhã (quinta-feira) e quer que ele seja incluído no Orçamento de 2025.
O texto da moção salienta que os modelos de criminalidade que “se consolidaram recentemente em muitas cidades de médio porte” exigem dotar as forças de segurança de “meios mais eficazes e atualizados”. Nesse sentido, afirmam que são respeitados os princípios de atuação da proporcionalidade, congruência e oportunidade, que “na maioria dos casos, excluem o uso da arma regulatória”. E «esta premissa significa que a polícia se encontra em muitos casos numa situação de inferioridade relativamente ao indivíduo que precisa de ser detido», acrescenta o argumento que será apresentado amanhã.
Além disso, lembram que os policiais foram vítimas de agressões, que em alguns casos resultaram em ferimentos. “Circunstâncias que devemos prevenir e evitar por todos os meios ao nosso alcance”, insistem.
A moção contempla ainda a criação de um protocolo que regulamente seu uso e a realização de cursos de capacitação para agentes que poderão utilizar os dispositivos.