Figueres expulsou 25 usuários da piscina externa neste verão

Figueres expulsou 25 usuários da piscina externa neste verão

A piscina exterior municipal de Figueres fechou esta segunda-feira para uma época de verão em que teve mais vigilância e segurança. E o vereador do Desporto, Pere Montserrat, explica que a avaliação é “muito positiva”. “O número de incidentes diminuiu consideravelmente em relação ao ano passado graças, em parte, às medidas que aplicamos”, afirma. E neste verão (a temporada começou a 22 de junho) a Câmara Municipal implementou um regulamento de piscinas que foi reforçado com um sistema de segurança com quatro câmaras de videovigilância e entre um e dois seguranças durante o dia.

Neste sentido, o próprio Montserrat explica que “os incidentes passaram de mais para menos no verão; e entre o final de junho e o início de julho foi quando mais foram detectados.” No total, foram registados 15 incidentes graves que levaram à expulsão de 25 utentes por comportamentos incivilizados como posse e consumo de drogas e álcool, brigas entre eles e falta de respeito pelos guardas e trabalhadores. Em três ocasiões foi necessário solicitar o reforço da Guarda Urbana. Embora tenham ocorrido pequenos incidentes “praticamente todos os dias”, com causas como não usar a roupa adequada, usar chinelos ou comparecer sem documento físico de identidade.

Ao longo do verão, acederam à piscina exterior um total de 2.010 utentes que pagaram a entrada diária, aos quais devemos acrescentar 158 utentes que possuíam bilhete de temporada. Em média, havia entre 300 e 400 usuários todos os dias, e no máximo 150 podiam ser reunidos ao mesmo tempo.

‘MAIS TRANQUILIDADE’. O regulamento das piscinas permitia o exercício do direito de admissão e a abertura de processo disciplinar se necessário, facto que não devia ser aplicado. Além disso, este ano, o sistema de segurança foi reforçado com a instalação de quatro câmaras de videovigilância estrategicamente localizadas, bem como a presença permanente de um a dois seguranças durante o horário de funcionamento. Segundo fontes municipais, estas medidas, que envolveram um investimento de 6.200 euros, garantem maior tranquilidade aos banhistas e a prevenção de qualquer incidente.

O horário de funcionamento da piscina é das 10h às 20h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Além do exterior, recreativo e solário, ali se desenvolvem aulas de natação, acampamentos e atividades de verão para crianças e jovens, supervisionados por monitores qualificados e coordenados para garantir a segurança e a ótima utilização dos locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *