A quadra externa Rafel Mora tem recebido cerca de trinta usuários todos os dias
Uma média de trinta utilizadores diários utilizaram, durante o mês de agosto, os campos desportivos ao ar livre do pavilhão desportivo municipal Rafel Mora, em Figueres. A pista, acessível apenas com chave, funcionava todos os dias das 18h00 às 21h00 para facilitar os espaços de jogo nas noites de verão. O Conselheiro do Desporto e Juventude, Pere Montserrat, garante que a avaliação é “muito positiva”. “Temos um défice de espaços e os jovens têm podido utilizar esta quadra para jogar, principalmente, basquetebol e futebol”, afirma.
Segundo fontes municipais, esta iniciativa tem respondido às necessidades de espaços lúdicos para jovens e adolescentes nas noites de verão com o objectivo de evitar conflitos em alguns espaços por onde passam pessoas, parques infantis ou veículos que passam e brincam com a bola. causou incidentes e reclamações. “Sabíamos que havia um problema e abrimos este espaço para encontrar uma alternativa. A cidade carece de quadras esportivas e estamos trabalhando para realizar iniciativas como as que fizemos neste verão”, argumenta Montserrat.
Estes conflitos foram evidentes em pontos como a Plaça Catalunya, o bairro Juncària ou a Plaça Josep Pla, onde as reclamações dos bairros se intensificaram especialmente tarde da noite.
QUATRO TRILHAS ABERTAS. Figueres já conta com quatro quadras esportivas abertas onde moradores de todas as idades podem brincar com bola. Eles estão localizados no Parc de les Aigües (Horta Capallera), na Plaça 8 de Març, Plaça de la Música e La Marca de l’Ham (Rua Cranc).