Figueres expulsou 25 usuários da piscina externa neste verão

Figueres expulsou 25 usuários da piscina externa neste verão

A piscina exterior municipal de Figueres fechou esta segunda-feira para uma época de verão em que teve mais vigilância e segurança. E o vereador do Desporto, Pere Montserrat, explica que a avaliação é “muito positiva”. “O número de incidentes diminuiu consideravelmente em relação ao ano passado graças, em parte, às medidas que aplicamos”, afirma. E neste verão (a temporada começou a 22 de junho) a Câmara Municipal implementou um regulamento de piscinas que foi reforçado com um sistema de segurança com quatro câmaras de videovigilância e entre um e dois seguranças durante o dia.

Neste sentido, o próprio Montserrat explica que “os incidentes passaram de mais para menos no verão; e entre o final de junho e o início de julho foi quando mais foram detectados.” No total, foram registados 15 incidentes graves que levaram à expulsão de 25 utentes por comportamentos incivilizados como posse e consumo de drogas e álcool, brigas entre eles e falta de respeito pelos guardas e trabalhadores. Em três ocasiões foi necessário solicitar o reforço da Guarda Urbana. Embora tenham ocorrido pequenos incidentes “praticamente todos os dias”, com causas como não usar a roupa adequada, usar chinelos ou comparecer sem documento físico de identidade.

Ao longo do verão, acederam à piscina exterior um total de 2.010 utentes que pagaram a entrada diária, aos quais devemos acrescentar 158 utentes que possuíam bilhete de temporada. Em média, havia entre 300 e 400 usuários todos os dias, e no máximo 150 podiam ser reunidos ao mesmo tempo.

‘MAIS TRANQUILIDADE’. O regulamento das piscinas permitia o exercício do direito de admissão e a abertura de processo disciplinar se necessário, facto que não devia ser aplicado. Além disso, este ano, o sistema de segurança foi reforçado com a instalação de quatro câmaras de videovigilância estrategicamente localizadas, bem como a presença permanente de um a dois seguranças durante o horário de funcionamento. Segundo fontes municipais, estas medidas, que envolveram um investimento de 6.200 euros, garantem maior tranquilidade aos banhistas e a prevenção de qualquer incidente.

O horário de funcionamento da piscina é das 10h às 20h, todos os dias, inclusive finais de semana e feriados. Além do exterior, recreativo e solário, ali se desenvolvem aulas de natação, acampamentos e atividades de verão para crianças e jovens, supervisionados por monitores qualificados e coordenados para garantir a segurança e a ótima utilização dos locais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.