Vilafant aumentará a maioria das taxas e impostos em 1,5%

Vilafant aumentará a maioria das taxas e impostos em 1,5%

O plenário de Vilafant aprovou em sessão extraordinária as portarias fiscais para 2025. E em termos gerais, a maioria das alíquotas e impostos subirão 1,5% para atualizá-los de acordo com o IPC (índice de preços ao consumidor) do mês de setembro. O Imposto Predial (IBI) ficará 12% mais caro e passará de 0,88 para 0,99, o que significará um aumento médio de 5,76 euros por mês. Ao mesmo tempo, a tarifa que os utilizadores da comunidade energética têm de pagar será reduzida para corresponder às actuais tarifas de electricidade e, ao mesmo tempo, o raio de fornecimento será alargado para 2.000 metros.

O prefeito, Montse de la Llave, argumenta: “Vilafant é um município com pouca atividade económica e isso, somado ao subfinanciamento dos municípios, faz com que a nossa principal fonte de receitas sejam os impostos. E o aumento dos custos faz com que sejamos obrigados a aumentá-los, para podermos continuar a manter os serviços que prestamos».

O mesmo plenário aprovou também uma modificação de crédito que permitirá à Vilafant aumentar o seu plano de investimentos para 2024 em 200 mil euros, incorporando os rendimentos da liquidação do Estado. Este dinheiro permitirá a melhoria estrutural da creche, a reparação da cobertura do centro cívico Les Mélies e a ampliação do plano de asfaltagem e pavimentação das ruas Església, Llevant, Josep Pla e Frederic Soler.

Da oposição, o grupo municipal ERC votou contra ambos os pontos. Sobre o aumento do IBI, Anna Pastoret diz que “da Esquerra discordamos que este aumento responda a critérios técnicos, uma vez que os técnicos apenas se propõem a cobrar com base na despesa que se prevê realizar”. E a alteração orçamental, ele considera uma contradição. “Por um lado estamos a aumentar as taxas e por outro estamos a modificar o orçamento porque houve receitas não antecipadas”, lamenta o vereador republicano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *