Vilafant aumentará a maioria das taxas e impostos em 1,5%

Vilafant aumentará a maioria das taxas e impostos em 1,5%

O plenário de Vilafant aprovou em sessão extraordinária as portarias fiscais para 2025. E em termos gerais, a maioria das alíquotas e impostos subirão 1,5% para atualizá-los de acordo com o IPC (índice de preços ao consumidor) do mês de setembro. O Imposto Predial (IBI) ficará 12% mais caro e passará de 0,88 para 0,99, o que significará um aumento médio de 5,76 euros por mês. Ao mesmo tempo, a tarifa que os utilizadores da comunidade energética têm de pagar será reduzida para corresponder às actuais tarifas de electricidade e, ao mesmo tempo, o raio de fornecimento será alargado para 2.000 metros.

O prefeito, Montse de la Llave, argumenta: “Vilafant é um município com pouca atividade económica e isso, somado ao subfinanciamento dos municípios, faz com que a nossa principal fonte de receitas sejam os impostos. E o aumento dos custos faz com que sejamos obrigados a aumentá-los, para podermos continuar a manter os serviços que prestamos».

O mesmo plenário aprovou também uma modificação de crédito que permitirá à Vilafant aumentar o seu plano de investimentos para 2024 em 200 mil euros, incorporando os rendimentos da liquidação do Estado. Este dinheiro permitirá a melhoria estrutural da creche, a reparação da cobertura do centro cívico Les Mélies e a ampliação do plano de asfaltagem e pavimentação das ruas Església, Llevant, Josep Pla e Frederic Soler.

Da oposição, o grupo municipal ERC votou contra ambos os pontos. Sobre o aumento do IBI, Anna Pastoret diz que “da Esquerra discordamos que este aumento responda a critérios técnicos, uma vez que os técnicos apenas se propõem a cobrar com base na despesa que se prevê realizar”. E a alteração orçamental, ele considera uma contradição. “Por um lado estamos a aumentar as taxas e por outro estamos a modificar o orçamento porque houve receitas não antecipadas”, lamenta o vereador republicano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.