Quase unânime sim às armas Taser

Quase unânime sim às armas Taser

A sessão plenária de Figueres deste mês de outubro também foi marcada pela segurança com duas moções apresentadas por Junts per Figueres. Por um lado, foi dada luz verde para a Guarda Urbana ter armas Taser, pistolas de pimenta e detectores de metais. A outra moção pedia mudanças legislativas para combater a reincidência. Ambas as propostas receberam o apoio de todos os grupos municipais, exceto o vereador da CUP.

No caso da utilização de pistolas Taser e outros elementos de segurança preventiva, a moção pede que a Guardia Urbana seja equipada com estes elementos tal como acontece com os Mossos d’Esquadra. Isso envolveria o treinamento dos agentes e a elaboração de um protocolo para garantir o uso correto.

Neste sentido, tanto a oposição do CPS como a ERC defenderam o voto positivo da moção, justificando que as propostas foram levadas ao plenário “de frente para a galeria” após a apresentação dos dados de segurança, verificando-se um ligeiro aumento dos crimes. . O vereador do PSC, Pere Casellas, justificou o voto positivo do seu grupo: “Resolvam esta questão, votaremos sim para não sermos rotulados de bonistas de esquerda”. Na mesma linha, Agnès Lladó (ERC) disse ao prefeito: “Faça, a decisão é dele, ele tem todas as ferramentas e não precisa de nós para nada”. O único vereador que votou negativamente, Xavier Colomer, argumentou que tinha muitas “dúvidas sobre a utilização de Tasers, devido à falta de relatórios e avisos sobre o suposto perigo” destas ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.