Programa sobre parentalidade nas escolas

Programa sobre parentalidade nas escolas

Novas gerações e novos desafios na saúde e na parentalidade. Com o objetivo de atualizar estes valores, a Fundació Salut Empordà lidera um projeto que consiste na criação de espaços de apoio a famílias com crianças dos 3 aos 6 anos. Esses espaços são onze escolas da cidade, que aceitaram a proposta de cinco sessões de formação e orientação.

O serviço de Pediatria e o Instituto de Investigação Glòria Compte fornecem conteúdos para o projeto, que é apoiado pela Secretaria de Educação da Câmara Municipal de Figueres e financiado pela Secretaria de Direitos Sociais.

As sessões começaram na semana passada nas escolas Parc de les Aigües, Amistat, Anicet de Pagès, Joaquim Cusí e M. Àngels Anglada. A partir de 4 de novembro, o projeto será estendido às escolas Josep Pallach, Josep Pous i Pagès, Sant Pau, Salvador Dalí e Carme Guasch. Essas são as dez escolas públicas da cidade, e também foi acrescentada a Cor de Maria, que é uma das escolas charter.

“Saúde e Parentalidade” faz parte do conjunto de necessidades detectadas no Diagnóstico da Infância e Adolescência elaborado pela Tabela de Crianças em Risco do Alt Empordà. Neste sentido, a equipa de intervenção é constituída por profissionais ligados à saúde e à mediação intercultural. Os profissionais do Instituto de Pediatria e Investigação centram o seu trabalho em aspetos como atividade física, higiene ou nutrição, tendo também preparado sessões sobre gestão de ecrãs e comunicação eficaz. A psicóloga comunitária da ABS de Figueres se encarrega das questões de gestão emocional e parentalidade. Conta ainda com a participação de profissionais de mediação cultural da organização Amunt i Crits, o que permitirá a partilha de visões multiculturais sobre a parentalidade.

Também participam neste projeto as famílias da Rede de Apoio Mútuo Alt Empordà, que conta com mães e pais que podem ajudar a transmitir informações às famílias mais difíceis de alcançar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *