Pedretfolk aproxima sons tradicionais de Pedret e Marzà

Pedretfolk aproxima sons tradicionais de Pedret e Marzà

Pedret i Marzà celebra neste fim de semana a primeira edição do Festival Internacional de Música Tradicional PedretFolk, promovido por Jaume Simón de Marzan. O concurso pretende dar a conhecer a viola de roda, instrumento pouco conhecido, mas que tem uma elevada componente integradora, e recuperar e difundir tanto as danças tradicionais catalãs como a música folclórica europeia.

Os eventos terão início no sábado com a recepção dos participantes às onze da manhã pela prefeita e pelo grupo de dança Trad de Pedret i Marzà. Ao meio-dia, terão início na igreja românica de Sant Esteve as sessões gratuitas agendadas de qualquer instrumento de corda ou sopro, violas mistas, de roda, harpa medieval, clavisimbalum, tarots, dolçainas, grallas, saco de gemidos e tablas. Às 16h será a vez da conferência do Dr. Josep Mª Gironella onde também será feita uma homenagem a Pere Ramon Bosc, renomado pedreiro da cidade de Onyar no século XIV. Além disso, haverá a intervenção do Dr. Narcís Bardalet, no ‘minuto musical’ acompanhado pelos músicos Pedretfolk.
O encerramento do primeiro dia será o show de bilheteria reversa de Guilhem Desq, às 20h.

Domingo terá duas apresentações. O primeiro deles será o concerto matinal de Brunzit a partir das 11h30 na igreja românica de Sant Esteve, e o segundo do Trio 3.14 formado por Efren López (viola roda), Jordi Prats (Sardenha) e Ciro Montanari (na prancha), às 17h30
Durante todo o festival, o município acolherá um mercado medieval e artesanal com barracas de bebidas e comidas.

PRÊMIO PEDRETFOLK. Valentin Clastrier será o primeiro a receber este prémio que nasce para reconhecer publicamente pessoas, grupos ou entidades, que se destacam pelas suas atividades artísticas e culturais ou que promovem a música folclórica e as danças populares com instrumentos tradicionais, especialmente a viola de roda.
A entrega acontecerá no sábado, 28 de setembro, às 18h e Clastrier oferecerá então um concerto gratuito de 30 minutos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *