O Teatro-Museu Dalí, a Funerária Vicenç e Anna Junyer receberão distinções da cidade de Figueres

O Teatro-Museu Dalí, a Funerária Vicenç e Anna Junyer receberão distinções da cidade de Figueres

Figueres acertou as honras e distinções da cidade para este ano de 2024. O Teatro-Museu Dalí receberá a Medalha de Ouro da Cidade pelo seu 50º aniversário; a Funerária Vicens, a Medalha de Prata da Cidade pelo seu centenário, e a técnica estadual de basquete, Anna Junyer, a Folha de Figueira de Prata pelo vice-campeão olímpico.

Além disso, foi acordado nomear o divulgador e físico teórico Antonio Turiel e a filóloga e política Concepció Ferrer como Filhos Adotivos de Figueres. E receberão o título de Cidadão de Honra Aurora Martin, historiadora e arqueóloga, e Antonio Herrera, ex-presidente da Associação dos Amigos do Castelo de Sant Ferran e ex-comissário-chefe da Delegacia de Figueres. Por outro lado, também foi instituída a atribuição do Diploma de Reconhecimento de Cidadão, postumamente, a Pere Horts, divulgador científico da astronomia; a Ernest Vila, prestigiado médico; e Joan Oliva, ativista de bairro.

A Câmara Municipal de Figueres entregará estes prémios no domingo, 20 de outubro, no Teatro Municipal El Jardí (18h00), durante a celebração do Dia da Cidade, evento que comemora o aniversário da atribuição a Figueres do título de cidade. São distinções atribuídas a indivíduos ou grupos pela sua contribuição para a vida social, económica, cultural ou artística da cidade. No último dia 16 de setembro, a Comissão de Nomenclatura, composta por vinte membros, avaliou e concordou com as propostas. E na próxima sessão plenária ordinária, que será realizada no início de outubro, as propostas deverão ser ratificadas.

MEDALHA DE OURO DA CIDADE NO TEATRO-MUSEU DALÍ. Por ocasião do 50º aniversário da sua criação e que permite conhecer a trajetória artística de Salvador Dalí (1904-1989) através do mais amplo conjunto de obras. O Teatro-Museu Dalí, inaugurado em 1974, fica sobre as ruínas do antigo Teatro Municipal de Figueres e é considerado a última grande obra de Salvador Dalí. Tudo nele foi pensado e desenhado pelo artista para oferecer ao visitante uma experiência verdadeira e mergulhá-lo em seu mundo único: “É claro que existem outros mundos, isso é certo; mas, como já disse muitas outras vezes, esses outros mundos estão no nosso, residem na terra e precisamente no centro da cúpula do Museu Dalí, onde está todo o novo mundo insuspeitado e alucinante do surrealismo».

MEDALHA DE PRATA DA CIDADE NA FUNERÁRIA DE VICENS. Por ocasião do seu centenário. Empresa familiar fundada em 1924 em Figueres, atualmente gerida pela terceira e quarta geração familiar. Presta todo o tipo de serviços funerários, com mais de cem anos de experiência no setor. Tem projeção em toda a região e abriu serviços mortuários em vários municípios.

FOLHA DE FIGURA DE PRATA PARA ANNA JUNYER GENOVER. Por obter, como selecionadora olímpica do basquete 3×3 feminino, a medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Paris. Anna Junyer (Figueres, 4 de julho de 1963) é considerada uma das melhores jogadoras de basquete que a Espanha já teve. Fez parte da lendária equipa de basquetebol La Casera de Figueres, treinada por Rafel Mora, e na sua carreira desportiva conquistou um recorde extraordinário. Ela continuou como coordenadora e técnica do basquete feminino e em agosto passado, nos Jogos Olímpicos de Paris, conquistou o vice-campeonato olímpico como técnica da seleção espanhola de basquete feminino 3×3.

A sua carreira nas pistas já foi reconhecida em 1995 pela Câmara Municipal de Figueres com a medalha de prata por mérito desportivo. Há dois anos, Junyer também participou de outro evento da cidade, sendo uma das arautos das Feiras e Festivais de Santa Creu em que o papel da mulher no esporte foi reconhecido e reivindicado.

FILHO ADOPTADO DE FIGUERES PARA ANTONIO M. TURIEL MARTÍNEZ. Licenciado em Física e Matemática e doutor em Física Teórica (León, 1 de maio de 1970), é investigador do Instituto de Ciências Marinhas de Barcelona (CSIC). A sua investigação centrou-se na turbulência e na oceanografia por satélite, embora também seja um especialista na área dos recursos naturais. Conhecido como activista digital e editor principal do blog The Oil Crash, no qual discute temas sensíveis sobre o esgotamento dos recursos convencionais de combustíveis fósseis, como o pico petrolífero e as suas potenciais implicações à escala global. O Doutor Turiel tem raízes profundas na cidade onde vive, e a sua acção académica e científica leva o nome de Figueres em toda a Catalunha, Espanha e em todos os lugares onde é solicitado a divulgar o seu conhecimento.

FILHA ADOPTADA DE FIGUERES A CONCEPÇÃO FERRER CASALS. Filologia e política catalã (Ripoll, 27 de janeiro de 1938). Foi deputada ao Parlamento da Catalunha, deputada ao Parlamento Europeu e vinculada ao Provedor de Justiça. É reconhecida pela sua carreira dentro do catalãnismo e do europeísmo e especialmente por ter sido uma das primeiras deputadas catalãs no Parlamento Europeu. No cenário internacional, ocupou, entre outros cargos, vice-presidente da União Mundial das Mulheres Democratas Cristãs. É autora de livros sobre temas europeus. Desde 1979, quando foi eleita vereadora da Câmara Municipal de Figueres, e desde a sua casa na Carrer Col·legi, sempre esteve ligada às atividades culturais e sociais da cidade.

CIDADÃO HONORÁRIO AURORA MARTIN ORTEGA. Aurora Martin (Barcelona, ​​24 de julho de 1947) é uma historiadora especializada em pré-história, história antiga e arqueologia que dedicou mais de quarenta anos à pesquisa e gestão dos sítios arqueológicos de Girona, tendo como destaque a cidade ibérica de Ullastret. centro de sua carreira Foi também diretora do Museu de Arqueologia da Catalunha em Girona, promovendo todo o seu desenvolvimento e modernização.

CIDADÃO HONORÁRIO DE ANTONIO HERRERA LÓPEZ DE LA COVA. Antonio Herrera (Porcuna, Jaén, 12 de outubro de 1939), na sua presidência da Associação dos Amigos do Castelo de Sant Ferran de Figueres, entre 2005 e 2017, impulsionou o número de membros e a projeção pública. Também deu a máxima abertura a todos os eventos culturais, desportivos e artísticos presentes na cidade e região. Entre 1985 e 2005 foi comissário-chefe da Esquadra de Figueres, com uma notável carreira profissional e democrática.

DIPLOMA DE RECONHECIMENTO DE CIDADÃO PARA A FONTE PERE HORTS. Pere Horts (Figueres, 14/3/1956 – 19/1/2024). Formado em Filosofia pela Universidade de Barcelona, ​​trabalhou como professor e professor no Instituto Ramon Muntaner até se aposentar em 2016. Foi fundador e presidente da Sociedade Astronômica de Figueres (SAF) desde 1992 e participou da criação da organização Cel Fosc em 1996 na Catalunha como um coletivo virtual que divulgava informações sobre poluição luminosa. Ele conseguiu que Figueres tivesse o primeiro plano de controle da poluição luminosa do estado: foi o Plano Diretor de Iluminação Pública elaborado pela UPC em 2010.

DIPLOMA DE RECONHECIMENTO DE CIDADÃO A ERNEST VILA FORMENT. Ernest Vila (Figueres, 17/12/1946 – 14/1/2023) formou-se em Medicina e Cirurgia pela Universidade de Barcelona em 1973. Membro da linhagem de médicos ilustres da cidade, foi uma pessoa multifacetada e muito humana. , tanto do ponto de vista pessoal e profissional como como vereador (de 1979 a 1991). A sua vida foi repleta de projetos inovadores e baseados no serviço à cidade de Figueres.

DIPLOMA DE RECONHECIMENTO CIDADÃO PARA JOAN OLIVA ROMERO. Joan Oliva (Figueres, 20/02/1951 – 18/11/2023) foi um dos fundadores e presidente da associação de moradores do bairro Cendrassos, com o objetivo de proporcionar ao bairro um local para desenvolver diversas atividades e aumentar a vizinhança. conscientização e participação. Também esteve envolvido na colaboração com outras associações de Figueres, para ajudá-las nos projetos e em troca coordenar as ações para fazer uma cidade melhor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *