O FSE evita a emissão de 1.056 toneladas de CO2 ao viajar em veículo elétrico

O FSE evita a emissão de 1.056 toneladas de CO2 ao viajar em veículo elétrico

Desde novembro de 2023, a Emporhotel, empresa de serviços hoteleiros da Fundació Salut Empordà (FSE) e do Hospital de Palamós – Serveis de Salut Integrats Baix Empordà (SSIBE), utiliza um veículo elétrico para se deslocar pelos diferentes centros, evitando a emissão de 1.056 toneladas de CO2 na atmosfera No total, nestes 10 meses a van percorreu mais de 8.000 quilômetros entre as regiões de Alt e Baix Empordà.

Segundo fontes do centro de saúde, esta aposta no veículo eléctrico não só contribui para uma mobilidade mais limpa e sustentável, como representa também uma melhoria para os trabalhadores do Emporhotel, uma vez que até agora estas deslocações eram feitas em automóvel particular. O ponto de carregamento da carrinha está localizado em Palamós, de forma a garantir a autonomia do automóvel na realização do trajeto e evitar tempos de carregamento nos pontos elétricos municipais.

OUTRAS MEDIDAS. A Fundació Salut Empordà administra vários centros de saúde localizados em diferentes localidades de Alt Empordà. Possui um quadro de funcionários de 1.200 trabalhadores e, às viagens realizadas pelo grupo de profissionais por motivos de trabalho, é necessário somar as das pessoas atendidas, dos acompanhantes e das empresas fornecedoras.

Com o objetivo de minimizar o impacto ambiental da sua atividade, a FSE tem promovido diversas ações para promover uma mobilidade mais sustentável, segura e saudável. No ano passado, foram colocados em funcionamento três parques de estacionamento com carregadores para scooters eléctricas nas entradas do Hospital de Figueres e foi instalado um parque de estacionamento gratuito para bicicletas com carregadores na Ronda del Rector Arolas.

ENQUETE Desde 2019, a Fundação tem realizado diversas ações por ocasião da Semana Europeia da Mobilidade, que se celebra na Catalunha de 16 a 22 de setembro. Este ano foi lançado um inquérito para conhecer os hábitos de mobilidade dos utilizadores e colaboradores da entidade. O objetivo é saber como são feitas as deslocações aos diferentes centros, detectar pontos de melhoria e desenhar um Plano de Mobilidade para o FSE.

Por outro lado, ao longo da última semana, foram montadas diversas mesas de sensibilização nos centros onde foram disponibilizados dispositivos para responder ao inquérito e material informativo para promover uma mobilidade mais sustentável e saudável. Graças à colaboração da Câmara Municipal de Alt Empordà e do Conselho de Turismo da Costa Brava Girona, foram distribuídos itinerários saudáveis, percursos de ciclismo e caminhadas e mapas de Alt Empordà.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *