Menestréis serão protagonistas em Terra de Trobadores
A 32ª edição do festival Terra de Trobadores terá como tema a arte de encontrar e menestrelizar no Concelho de Empúries. O tema escolhido nesta edição baseia-se mais uma vez num novo estudo encomendado pela Câmara Municipal de Castelló d’Empúries, neste caso ao musicólogo e especialista em repertório medieval Antoni Madueño, que realizou uma extensa investigação sobre o fenómeno cultural dos trovadores em a cidade do condado.
A investigação permitiu saber como era a vida dos trovadores e menestréis, quem os contratava, quais eram as suas tarefas ou que instrumentos tocavam. Sabe-se também que em Castelló existia uma companhia de mercenários, a família Seguí, leal ao rei de Tremissèn (Marrocos), que passou vários anos longe de casa e levou o seu próprio menestrel a quem confiaram a tarefa de recitar e cante suas façanhas.
É por isso que o programa, composto por mais de duzentas atividades, traz novas propostas como “El partiment: 1º show de canções improvisadas”, o concerto de Guillem de Berguedà de Francesc Ribera (Titot) ou a apresentação do livro L’art of descoberta e menestrel no município de Empúries por Antoni Madueño.