Maçanet lembra Miquel Barnadas

Maçanet lembra Miquel Barnadas

O Gabinete do Idoso de Maçanet de Cabrenys é também conhecido pelo Edifício Miquel Barnadas, uma distinção feita pelo município em homenagem ao autarca morto durante a Guerra Civil. Esta quarta-feira, a partir das cinco horas da tarde, o historiador local Pere Roura dará uma palestra para explicar e divulgar a figura de um representante político que foi morto em defesa dos seus concidadãos.

O encontro terminará com a exibição do documentário Els dos fills que em van matar, peça audiovisual que será lançada pela primeira vez e onde poderá assistir a uma conversa informal entre Roura e o prolífico e premiado escritor Carles Rojas , em torno da vida de Miquel Barnadas. O filme dura aproximadamente trinta minutos e vem acompanhado de algumas imagens do protagonista. “Rojas o conheceu e, apesar de ser criança, lembrou-se de seu enterro. Ele foi muito sensível ao ocorrido e a reportagem mostra uma conversa entre nós dois agora há cerca de cinco anos, um ano antes da morte de Rojas”, aponta Roura.


O PROTAGONISTA. Nasceu em Maçanet em 19 de julho de 1904, filho de Joaquim Barnadas Grandó e Elvira Martín González. Em 1931 inscreveu-se na Juventude ERC, mas em julho de 1936 passou para o PSUC e com esta formação ingressou como vice-prefeito até 4 de janeiro de 1937, sendo eleito prefeito após a renúncia de seu companheiro de partido Joaquim Bassó.
Dois meses e meio depois, em 15 de março de 1937, um esquadrão formado por 15 homens carregados em três carros vindos de La Jonquera manifestou a intenção de levar consigo alguns vizinhos de direita. Barnadas recusou. À medida que a situação piorava, foi até sua casa procurar uma pistola e não atendeu aos apelos da mãe, que lhe implorou que não fosse lá; mas num momento de descuido foi abatido, em frente à mesa da Sociedade, às quatro horas da tarde. Ele conseguiu disparar um tiro e feriu um dos criminosos.

Embora o dia da morte tenha sido o dia 15, já havia ocorrido um conflito com aqueles que acabaram sendo os algozes de Barnadas. “Eles fizeram essas exigências com documentos falsos. No dia 10 de março eles vieram e já o ameaçaram de morte. Barnadas foi a Barcelona explicar a situação e o comissário-geral deixou claro que “você é o mestre das forças, você decide””, detalha Roura, que acrescenta que: “desde 1º de março estes la Jonquera tinham um espião, que vazou os movimentos de Barnadas para eles. Procuraram o momento certo e no dia 15 encontraram.”

A biografia do prefeito, bem como o ocorrido no dia de sua morte, estão perfeitamente narrados em artigo de Pere Roura no site massanetdecabrenys.com. Uma página que “recebe mais de 70 mil visitas todos os anos, o que demonstra o seu interesse”, aponta Roura. Além disso, o escritor espanhol Joan Vergés i Pineda publicou o livro Guspira de passions, onde narra o caso em profundidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.