Investimento de 5 milhões de euros para melhorar o abastecimento de água em Alt Empordà

Investimento de 5 milhões de euros para melhorar o abastecimento de água em Alt Empordà

A Generalitat vai destinar quase 5 milhões de euros para melhorar o abastecimento de água da região de Alt Empordà através de novas captações em Peralada e da construção de três poços e de uma estação de tratamento por osmose inversa em Colera. Uma semana após a revogação do Decreto sobre Secas, continuam as diversas ações destinadas a melhorar o abastecimento de água na região de Alt Empordà. O investimento total em obras de melhoria do abastecimento na bacia de Muga é de 7,6 milhões de euros entre estas obras e as que já estavam em desenvolvimento.

A acção promovida em Peralada, que tem um custo superior a 3,7 milhões de euros, consistirá na perfuração de vários poços no aquífero aluvial Muga com instalações de bombagem para cada rede, que permitirão um abastecimento independente. Na zona de Peralada concentram-se as captações de três redes e com esta acção será aumentada a garantia de abastecimento. A rede Peralada–La Jonquera (Xarxa de les Alberes) que abastece seis municípios a partir de dois poços, a rede da Comunidade de Garriguella, Vilajuïga, Pau e Palau-Saverdera, que abastece estes quatro municípios a partir de quatro poços e tem «uma ligação à rede ADAMSA para absorver os picos de procura e à rede municipal de Peralada, que abastece todos os centros do concelho de Peralada.

Quanto à acção prevista em Colera, com um custo superior a 1,1 milhões de euros, consistirá na construção de três novos poços localizados na ribeira do município e de uma nova estação de tratamento por osmose inversa, localizada cerca de 500 metros acima do poço existente. Deve-se ter em mente que este município é abastecido exclusivamente por um poço localizado no córrego Colera localizado no mesmo município, e com estas medidas melhora-se a garantia de abastecimento. Além disso, a estação de tratamento por osmose reversa será dimensionada para atender toda a demanda do município de Colera e com capacidade para atender os picos gerados no verão. Está previsto o início das obras em ambas as instalações nas próximas semanas.

O Governo, apesar da revogação do Decreto Seca, continua com o desenvolvimento de ações para garantir o abastecimento na bacia de Muga e Cap de Creus e Costa Nord, apesar da recuperação da albufeira de Boadella. Recorde-se que, nesta zona, as obras de canalização dos poços de Pont de Molins até à estação de tratamento de águas de Figueres, no Alt Empordà, já foram ratificadas há um mês, a título de emergência. Esta acção tem um custo de cerca de 2 milhões de euros, aos quais se somam cerca de 1 milhão de euros para a construção dos poços que já forneceram água aos irrigantes durante a campanha deste ano.

Paralelamente, está também a ser desenvolvida no município de Portbou a recuperação de recursos subterrâneos com tratamento de osmose, em consequência do episódio de seca vivido na bacia do Cabo de Creus. Esta ação tem um custo de 650 mil euros. A Agência Catalã de Águas também concedeu subsídios para recuperar bacias hidrográficas abandonadas em Vajol, Masarac, Cadaqués, Llançà, Vilamaniscle, Masarac, Rabòs d’Empordà, Palau-Saverdera, Mancomunitat de Garriguella, Pau e Vilajuïga.

No final de 2008, concordaram em constituir um grupo de trabalho entre a Agência Catalã de Águas, o Conselho Regional de Alt Empordà e o Consórcio Costa Brava para estudar e avaliar as diversas alternativas existentes para aumentar a garantia do abastecimento urbano e da irrigação agrícola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *