Festival do Sal com ‘surpresa’
L’Escala reunir-se-á com o seu passado de pescadores e salga entre 20 e 22 de setembro numa nova edição do Festival do Sal. Uma celebração que reúne 300 voluntários e mais de 10 mil visitantes e que contará com exposições, workshops, percursos e visitas guiadas, apresentações de livros, música, danças, gastronomia de marisco e veleiros latinos.
O município mostrará na zona de Platja uma amostra de 25 ofícios marítimos e a chegada do saleiro: o popular Rafael (veleiro latino, de 1915), como é a culinária dos pescadores nas duas tabernas da Riba, que são as danças e cantos históricos recolhidos na tradição oral, e a oferta de sal e a troca de músicas e danças, enquanto se espera a chegada dos barcos com velas acesas.
MANUSCRITO NÃO PUBLICADO. Uma das grandes novidades deste ano refere-se à dança mais popular da celebração, a dança do dragão. O Arquivo Histórico de l’Escala encontrou, durante o processo de digitalização que está a realizar, um texto inédito de Víctor Català com quatro fólios manuscritos que detalham esta antiga dança de pescadores. Em l’Escala era uma dança animada que os pescadores dançavam no meio do baile de Carnaval, vestidos de branco e com os rostos cobertos de farinha. As luzes se apagaram na sala e os dançarinos saíram em fila segurando a faixa do que estava na frente. Era chamado de “dragão” porque o que estava na frente carregava fogo nas duas pontas de um bastão na boca e tinha que queimar a cauda do que estava atrás. O texto de Caterina Albert será lido durante a celebração desta dança.
convidado Este ano o país convidado é o Paquistão, pelo que foram preparados eventos específicos com referência a esta terra, contando com a presença do embaixador deste país em Espanha, Zahoor Ahmed, e do músico Niaz Hunzai que também oferecerá uma actuação musical.
A CELEBRAÇÃO A Festa do Sal nasceu em 1997 para comemorar o terceiro centenário de l’Alfolí (antigo armazém de sal) e é celebrada na praia do antigo porto de l’Escala. A festa, que acontece todo terceiro sábado de setembro, comemora a chegada dos navios carregados de sal e o cotidiano das famílias de pescadores e salineiros de l’Escala.
Este ano as placas de homenagem do Festival do Sal serão entregues ao Coro Indika, aos consertadores Joina Oliveras e Pepita Garcia, e a Joan Santolària, patrono do Rafael.