Eles formam voluntários para analisar trechos do Muga e do Fluvià

Eles formam voluntários para analisar trechos do Muga e do Fluvià

Promover o conhecimento e a monitorização dos ecossistemas fluviais da Catalunha através do voluntariado ambiental. Este é o principal objetivo do Projeto Rios. A Associação Habitats lançou-o há mais de 25 anos, e agora quer promovê-lo no Alt Empordà, onde considera que há pouca consolidação dos grupos de voluntários que fazem a monitorização.

Por esta razão, a Fundação Alive (organização de conservação do ambiente natural) promoveu o projeto nas bacias de Muga e Fluvià. E no próximo sábado (5 de outubro) especialistas do Projeto Rios vão explicar aos interessados ​​em participar do projeto como aplicar a metodologia científica. Entre outras atividades, serão praticadas medições de vazão, temperatura, presença de nitratos, impactos sofridos pela mata ciliar ou pela fauna que vive no rio.

A atividade, que acontecerá ao pé da Pont Vell de Castelló d’Empúries, é voltada para todas as idades e será gratuita. Os interessados ​​podem inscrever-se na atividade através dos sites da Associação Habitats ou da Fundação Alive. E o Projeto Rios também incentiva a participação de professores que queiram atuar em serviços comunitários ou de aprendizagem em serviço, bem como pessoas que já fazem parte do voluntariado e que queiram ampliar seus conhecimentos ou tirar dúvidas.

O PROJETO. O Projeto Rios quer sensibilizar os cidadãos para os valores destes espaços e, através da ação de voluntários, analisar periodicamente dezenas de troços de rio seguindo uma metodologia científica. A tarefa dos voluntários é patrocinar um trecho de rio ou córrego próximo ao local de residência, realizar monitoramento ecológico e realizar pequenas ações de melhoria se necessário. A informação é centralizada na base de dados e visualizador web da Associação Habitats, é utilizada para investigação científica e partilhada com as administrações competentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.