O Fórum Gastronômico Ciutat escolhe Figueres

O Fórum Gastronômico Ciutat escolhe Figueres

A cozinha Empordà será a grande protagonista da segunda edição do Fórum Gastronômico Ciutat que acontecerá em Figueres nos dias 5 e 6 de outubro. O evento é organizado pela empresa Girona Incatis, com a colaboração da Câmara Municipal de Figueres, e tem como objectivo aproximar a gastronomia e os profissionais deste sector do público em geral e, ao mesmo tempo, reivindicar a cozinha Empordà através de dar visibilidade para produtores, donos de restaurantes e empresas alimentícias.

Para isso, foi concebido um programa repleto de eventos com demonstrações culinárias e degustações de produtos locais, bem como sessões e concursos gastronómicos. As atividades acontecerão entre dez da manhã e oito da noite, na Rambla, onde também funcionará uma feira artesanal agroalimentar, num espaço de feira de 250 metros quadrados e vinte expositores, que compartilharão cartazes com renomados estabelecimentos como o Miramar em Llançà, o Bar Boia em Cadaqués, o Motel Empordà em Figueres ou o Empòrium em Castelló d’Empúries.

A maioria das propostas são gratuitas, exceto aquelas acompanhadas de uma pequena degustação. As demonstrações culinárias acontecerão num palco gastronômico, que terá capacidade para 200 pessoas.

CONECTE-SE COM O PÚBLICO. As propostas que se apresentam, como a demonstração gastronómica da flaona de Figueres, com Jordi Fàbrega, ou a apresentação da lagosta de Cap de Creus, com Lluís Fernández, têm “o objectivo de olhar além do profissional para focar no geral público, para que conheçam o produto que consomem, para que possam valorizá-lo e ao mesmo tempo reconhecê-lo como merece. Nesta edição, o que queremos destacar é que a cidade de Figueres, há anos, conta com uma série de referências na área da gastronomia”, destacou Rosa Bel, coordenadora da programação do Fórum Gastronômico durante a apresentação da edição. Entre os representantes institucionais esteve também o presidente da Câmara de Figueres, Jordi Masquef, que elogiou um evento que permite “reivindicar a cozinha Empordà. Vivemos numa cidade e num território privilegiado, onde a gastronomia é um dos nossos principais atrativos turísticos no panorama internacional».

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.