O Fórum Gastronômico Ciutat escolhe Figueres
A cozinha Empordà será a grande protagonista da segunda edição do Fórum Gastronômico Ciutat que acontecerá em Figueres nos dias 5 e 6 de outubro. O evento é organizado pela empresa Girona Incatis, com a colaboração da Câmara Municipal de Figueres, e tem como objectivo aproximar a gastronomia e os profissionais deste sector do público em geral e, ao mesmo tempo, reivindicar a cozinha Empordà através de dar visibilidade para produtores, donos de restaurantes e empresas alimentícias.
Para isso, foi concebido um programa repleto de eventos com demonstrações culinárias e degustações de produtos locais, bem como sessões e concursos gastronómicos. As atividades acontecerão entre dez da manhã e oito da noite, na Rambla, onde também funcionará uma feira artesanal agroalimentar, num espaço de feira de 250 metros quadrados e vinte expositores, que compartilharão cartazes com renomados estabelecimentos como o Miramar em Llançà, o Bar Boia em Cadaqués, o Motel Empordà em Figueres ou o Empòrium em Castelló d’Empúries.
A maioria das propostas são gratuitas, exceto aquelas acompanhadas de uma pequena degustação. As demonstrações culinárias acontecerão num palco gastronômico, que terá capacidade para 200 pessoas.
CONECTE-SE COM O PÚBLICO. As propostas que se apresentam, como a demonstração gastronómica da flaona de Figueres, com Jordi Fàbrega, ou a apresentação da lagosta de Cap de Creus, com Lluís Fernández, têm “o objectivo de olhar além do profissional para focar no geral público, para que conheçam o produto que consomem, para que possam valorizá-lo e ao mesmo tempo reconhecê-lo como merece. Nesta edição, o que queremos destacar é que a cidade de Figueres, há anos, conta com uma série de referências na área da gastronomia”, destacou Rosa Bel, coordenadora da programação do Fórum Gastronômico durante a apresentação da edição. Entre os representantes institucionais esteve também o presidente da Câmara de Figueres, Jordi Masquef, que elogiou um evento que permite “reivindicar a cozinha Empordà. Vivemos numa cidade e num território privilegiado, onde a gastronomia é um dos nossos principais atrativos turísticos no panorama internacional».