Condenam a decisão de comprar armas Taser para a Guarda Urbana de Figueres

Condenam a decisão de comprar armas Taser para a Guarda Urbana de Figueres

O coordenador da ONG Solidariedade dos concelhos de Girona e do Alt Maresme condena a decisão de equipar a Guarda Urbana de Figueres com armas Taser e alerta que envolvem riscos para a saúde e a vida. Em comunicado, a entidade acusa o governo de falta de transparência e de “consulta prévia” às associações e colectivos de defesa dos direitos humanos e critica que “primeiro damos as armas” e depois estabelecemos o quadro regulamentar. Nesse sentido, atribuem a decisão – que foi aprovada via moção em plenário – a uma “estratégia eleitoralista” e ao “populismo punitivo”.

A organização salienta ainda que o uso destas armas tem sido criticado por organizações internacionais e diz que o Comité das Nações Unidas contra a Tortura tem “pedido para reconsiderar o uso deste tipo de arma pelas forças de segurança, uma vez que os seus efeitos violam os artigos 2.º e 16 da Convenção contra a Tortura”.

Por tudo isto, apela à “suspensão imediata da compra anunciada”, à promoção do diálogo com as organizações da sociedade civil e à “priorização da segurança através de mecanismos que promovam a coexistência pacífica, o respeito mútuo e o diálogo”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.