Quase unânime sim às armas Taser

Quase unânime sim às armas Taser

A sessão plenária de Figueres deste mês de outubro também foi marcada pela segurança com duas moções apresentadas por Junts per Figueres. Por um lado, foi dada luz verde para a Guarda Urbana ter armas Taser, pistolas de pimenta e detectores de metais. A outra moção pedia mudanças legislativas para combater a reincidência. Ambas as propostas receberam o apoio de todos os grupos municipais, exceto o vereador da CUP.

No caso da utilização de pistolas Taser e outros elementos de segurança preventiva, a moção pede que a Guardia Urbana seja equipada com estes elementos tal como acontece com os Mossos d’Esquadra. Isso envolveria o treinamento dos agentes e a elaboração de um protocolo para garantir o uso correto.

Neste sentido, tanto a oposição do CPS como a ERC defenderam o voto positivo da moção, justificando que as propostas foram levadas ao plenário “de frente para a galeria” após a apresentação dos dados de segurança, verificando-se um ligeiro aumento dos crimes. . O vereador do PSC, Pere Casellas, justificou o voto positivo do seu grupo: “Resolvam esta questão, votaremos sim para não sermos rotulados de bonistas de esquerda”. Na mesma linha, Agnès Lladó (ERC) disse ao prefeito: “Faça, a decisão é dele, ele tem todas as ferramentas e não precisa de nós para nada”. O único vereador que votou negativamente, Xavier Colomer, argumentou que tinha muitas “dúvidas sobre a utilização de Tasers, devido à falta de relatórios e avisos sobre o suposto perigo” destas ferramentas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *