Vilafant lança a quarta edição dos orçamentos participativos
A sessão plenária de Vilafant deste mês de Setembro aprovou a convocatória para a quarta edição dos orçamentos participativos. As contas terão uma dotação de 100 mil euros, sendo 40 mil euros do orçamento deste ano e 60 mil do orçamento de 2025. O valor total será destinado a investimentos propostos pelos cidadãos que serão escolhidos por voto popular na secção final do processo participativo. .
O conselheiro para a participação cidadã, Meritxell Novillo, destaca: “Os orçamentos participativos são uma das ferramentas de participação cidadã mais consolidadas que temos. Este município está empenhado em continuar a incentivar a intervenção dos cidadãos na tomada de decisões, por isso queremos continuar a trabalhar para que os nossos vizinhos tenham uma palavra a dizer, neste caso, para decidir quais os investimentos que consideram mais adequados para melhorar Vilafant».
No plenário, ficou também acordado que o município aderiria ao pacto dos autarcas pelo clima. Um pacto europeu que procura minimizar o aquecimento do planeta através da redução das emissões de CO₂ através de ações de eficiência energética e relacionadas com fontes de energia renováveis.
Os conselheiros plenários de Vilafant aprovaram também um novo acordo de quatro anos para a prestação conjunta do serviço de táxi com Figueres. As duas cidades possuem um lote urbano compartilhado e Vilafant abriga a estação ferroviária de Alta Velocidade.
Por fim, a sessão plenária serviu também para avaliar a recente Festa Major com agradecimentos a todos que a tornaram possível.