Um homem é preso em Figueres com um mandado de busca e prisão por um roubo em 2018

A Polícia Nacional prendeu em Figueres um homem que tinha mandado de busca e prisão por roubo cometido em 2018. Os policiais o prenderam no dia 4 de outubro, quando ele ia renovar sua carteira de identidade. Ao inserir seus dados, os alarmes dispararam. Ele era procurado por um roubo com violência que cometeu na companhia de uma mulher com quem roubaram uma bolsa e agrediram um cidadão que queria socorrer a vítima na cabeça com uma barra de ferro.
Na época, os dois foram presos por crime de roubo com violência e lesão corporal. Mas depois de uma longa jornada judicial em maio deste ano, ele não compareceu aos requerimentos judiciais e a Vara Criminal 2 de Figueres emitiu um mandado de busca e prisão.
Poucos dias depois, no dia 10 de outubro, a mesma esquadra de Figueres recebeu um pedido de colaboração do Grupo de Crimes Tecnológicos da Esquadra Nacional de Móstoles, em Madrid, para localizar e deter um homem por crime de fraude com a “criança problema “método.
O homem agora detido tinha defraudado uma vizinha de Arroyomolinos em 4.000 euros, fazendo-se passar por seu filho e com a desculpa de que lhe tinha partido o telemóvel e precisava de pagar uma conta com urgência. O homem obteve um número de telefone fornecendo um passaporte falso e uma conta bancária onde foram pagar os 3.000 euros que a vítima pagou, uma vez que não tinha mais dinheiro na conta.
Aproveitando esta detenção em Figueres, a Polícia Nacional alerta que detectou um aumento de fraudes com este modus operandie recomenda que, diante de uma situação como essa, ligue para o número real do filho ou filha para verificar se ele está bem. Caso não consiga contatá-los, eles recomendam aguardar e não pagar nenhum valor ou fornecer dados pessoais. Além disso, recomendam bloquear o número, mas guardar as mensagens e perguntar ao interlocutor alguns detalhes que só os pais e a ficha conhecem.