L’Enfigat reivindica a cozinha do figo e do Empordà
A relação histórica, gastronómica e cultural do figo com a cidade de Figueres, e com a região de Alt Empordà, é indiscutível. Para destacar esta ligação na área culinária, a Comerç Figueres Associació e o colectivo La Cuina del Vent, com o apoio da Associação de Empresários da Actividade Hoteleira de Alt Empordà e da Câmara Municipal de Figueres, apresentaram uma segunda edição do Enfigat.
A iniciativa decorrerá de 9 a 22 de Setembro em cerca de vinte restaurantes de toda a região que oferecerão uma tapa, prato, sobremesa ou menu tendo o figo como produto principal. Cada estabelecimento decidirá como dará destaque a esta fruta da época. A lista de restaurantes aderentes ainda está aberta a acréscimos, podendo ser consultada no site comercfigueres.com.
Além do roteiro gastronômico, a campanha também programou um programa de culinária para divulgar a terra, a culinária, a cultura e a tradição do Empordà, na Plaça Catalunya. A atividade será realizada no dia 14 de setembro e será dirigida por membros do coletivo gastronômico de La Cuina del Vent, com a participação de um estabelecimento associado à Comerç Figueres Associació.