Estudo para ajudar idosos a tomar decisões médicas
Laura Robles Perea, médica do Serviço de Urgência do Hospital de Figueres e especialista em geriatria, obteve uma bolsa de 12.500 euros para desenvolver um estudo que se centra na utilização de uma ferramenta inovadora de avaliação geriátrica rápida, denominada 3D/3D+. Com base no trabalho que será realizado no Hospital de Figueres, o projeto permitirá analisar a implementação nos serviços de urgência dos centros de saúde de uma escala de avaliação na população idosa para uma melhor tomada de decisão sobre o seu diagnóstico, tratamento e melhor colocação na alta.
Baseia-se na aplicação local de uma metodologia que a própria médica, juntamente com a doutoranda Dolors Garcia e a Dra. Anna Vena, todos membros do grupo de trabalho #geriurg da Sociedade Catalã de Medicina de Urgência e Emergência, conceberam e desenvolveram desde 2013. Graças a este estudo será possível fazer uma adaptação e validação local da ferramenta 3D/3D+ na prática habitual do Serviço de Urgência do Hospital de Figueres.
A própria Robles explica: “O envelhecimento progressivo da população está associado ao aumento das consultas de emergência e das internações hospitalares de idosos. As sociedades científicas de medicina de emergência e geriatria recomendam que estratégias de avaliação geriátrica sejam incorporadas nos cuidados de emergência. Estas estratégias devem ajudar a orientar as decisões sobre o diagnóstico, tratamento e destino da alta dos pacientes, dependendo do seu nível de fragilidade e da necessidade de cuidados hospitalares.’