Eles revelam a oferta cultural outonal de Figueres

Eles revelam a oferta cultural outonal de Figueres

Ramon Madaula, Vicky Luengo, Pere Arquillué, Àngel Llàcer, Quim Masferrer, Clara Peya… Estes são alguns dos nomes marcantes que fazem parte da temporada cultural outonal de Figueres, que abrange os últimos quatro meses do ano. Até ao final do ano, a capital do Alto Empordà prevê oferecer mais de quarenta atividades que incluem as principais artes performativas: música, exposições, ciclos de cursos, conferências e clubes do livro.

A programação foi revelada em evento no Teatro Municipal El Jardí, um dos três grandes espaços cênicos junto com La Cate e o Auditori dels Caputxins. O espaço da Plaça Josep Pla receberá espetáculos teatrais de grande formato como a comédia Conqueridors de Ramon Madaula ou L’adversari, espetáculo estrelado por Pere Arquillué e Carles Martínez que conta a história real do assassino Jean Claude Romand, além do multi- o premiado e aclamado monólogo Prima Facie, com Vicky Luengo, que se centra nas agressões sexuais, e também o musical El Petit Príncep de Àngel Llàcer, que inicia a sua digressão em Figueres com três funções.

La Cate será um dos focos da área musical com propostas como a apresentação do álbum Corsé de Clara Peya, o espectáculo Caminos de Juan Gómez Chicuelo, com dança espanhola ao vivo, ou a apresentação do novo espectáculo do grupo Empordà Violoncelos do norte

O Auditori dels Capuchins será também palco de concertos com proposta do festival Schubertíada para abrir a temporada; dois concertos de música clássica com os solistas da orquestra sinfônica UniSo e Gardenia Trio, e um concerto beneficente de Tramunt Cor.

ELES SEGUEM. A proposta cênica deste ano mantém atividades como o BiblioSTEAM ou os clubes de leitura da biblioteca Fages de Climent, que incorporam três novas propostas com “A vida secreta de Salvador Dalí”, coordenada por Josep Playà; “Olhos para um mundo em chamas”, com Rocco Muraro, e outro sobre memória democrática, coordenado por Miquel Aguirre, diretor do MUME. O ciclo de cursos de história da arte do Museu de l’Empordà continua também com “Uma história da arte com Tintim”, “Uma história da arte e da música” e “Uma história da arte e das falsificações”. Além disso, o espaço oferecerá uma exposição comemorativa dos 50 anos do Teatro-Museu Dalí.

EM SINCRÔNIA. O programa é promovido pela Câmara Municipal de Figueres através de Figueres a Escena, do Museu de l’Empordà e da Biblioteca Fages de Climent, e está concebido de forma a permitir o estudo aprofundado de temas específicos. Um exemplo pode ser encontrado na proposta de Vicky Luengo, que foca nas agressões sexuais, e que será acompanhada pelo ciclo “Os limites do consentimento”, para falar sobre consentimento e prazer. Inclui outras propostas como o espetáculo de pequeno formato La punta de l’iceberg da companhia La Virgueria, sobre o prazer feminino; a apresentação do livro El sentido del consentir de Clara Serra, organizado em conjunto com o Serviço Municipal de Informação e Atenção à Mulher; oficina com psicóloga sobre acompanhamento de jovens e adolescentes na sexualidade, promovida pela Sala de Teatro, e exibição do documentário Não é um quadro bonito, do Cineclub Diòptria.

O calendário de palcos inclui ainda propostas de empresas locais como Dolça Tardor ou Taller de Teatre; um recital sobre Montserrat Vayreda de La Funcional; A programação estável de La Cate; apresentações de promotores privados, como o novo espetáculo de Ángel Martín; Quim Masferrer, ou os tradicionais Pastorets.

Os ingressos e ingressos para a temporada dos shows já podem ser adquiridos no site figueresaescena.cat.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *