Ele comete suicídio em uma cela de isolamento
Um prisioneiro da penitenciária de Puig de les Basses cometeu suicídio na manhã de quinta-feira em uma cela de isolamento temporário. Conforme informou o Departamento de Justiça por meio de nota, o preso tinha itens proibidos em seu módulo habitual e os guardas os encontraram lá durante uma busca de rotina. Quando tentaram revistá-los, o homem ficou furioso e resistiu violentamente, razão pela qual os funcionários o enviaram para uma cela de isolamento preventivo. E foi nesse espaço que ele tirou a própria vida.
Segundo o comunicado da Generalitat, os médicos da prisão tentaram reanimar o homem para que não perdesse a vida, mas todos os esforços foram em vão e ele acabou por morrer. A vítima não estava no programa de prevenção ao suicídio. Por enquanto, o Departamento de Justiça abriu uma investigação sobre os acontecimentos.
Desde o início do ano, 11 reclusos já suicidaram-se nas prisões catalãs. É por isso que ainda ontem o Ministro da Justiça e Qualidade Democrática, Ramon Espadaler; a Secretária de Medidas Penais, Reintegração e Assistência às Vítimas, Elena Pérez, e a Diretora Geral de Planejamento em Saúde do Departamento de Saúde, Aina Plaza, apresentaram as medidas do plano de choque para a prevenção do suicídio nas penitenciárias catalãs. São medidas aprovadas em conjunto pelos dois departamentos.