Concorreram à empreitada de melhoria das instalações da barragem Darnius-Boadella
A Agência Catalã de Águas (ACA) lançou a concurso o contrato para a elaboração do projecto destinado à substituição de algumas válvulas e elementos associados da barragem Darnius Boadella, com um orçamento de concurso superior a 72.371 euros (IVA incluído). As ofertas podem ser enviadas até 30 de setembro. E uma vez adjudicado e assinado o contrato, haverá um prazo de 10 meses para a elaboração do projeto.
Segundo fontes da própria ACA, “as válvulas, tubulações e outros elementos associados são essenciais para a regulação da água que se destina ao abastecimento de Figueres e de vários municípios da região de Alt Empordà que estão ligados à Costa Brava Girona Rede de Consórcios de Água».
Actualmente, a barragem dispõe de três condutas através das quais descarrega a água para abastecimento, as quais dispõem das correspondentes válvulas de regulação e segurança e equipamentos associados. Tanto estes elementos como as tubulações e demais equipamentos das instalações são originais da construção da barragem, exceto uma das válvulas que foi reformada em 2007. O objeto do projeto, portanto, centra-se na definição das ações de renovação das instalações. correspondente à válvula de segurança da captação superior, à válvula de segurança e regulação da captação inferior e à da captação auxiliar.
Em relação aos elementos associados às válvulas, também deverão ser definidas as ações necessárias para a renovação dos painéis de controle para gerenciamento das válvulas, a instalação de um medidor de vazão no trecho final da alimentação da tubulação onde as três tomadas se encontram , a substituição de dois trechos de três metros de duto, entre outros.