A Casa Natal Salvador Dalí comemora seu primeiro ano com 37 mil visitantes

Primeiro aniversário da abertura ao público em geral da Casa Natal Salvador Dalí (CNSD). As portas do Dalí mais íntimo foram abertas em 20 de outubro de 2023, e os dados dos visitantes foram divulgados para coincidir com o aniversário. Durante o primeiro ano, cerca de 37 mil pessoas acessaram o equipamento para viver a experiência sensorial do gênio surrealista. As previsões, porém, são de terminar em 2024, superando a marca de 40 mil visitantes.
Um dos objetivos do governo municipal é valorizar a linha patrimonial com novas aquisições e, por isso, trabalhos estão sendo feitos. Por outro lado, para comemorar o primeiro aniversário da Casa Natal durante o fim de semana, houve portas abertas gratuitas na sala de Obres Convidades, no piso térreo do edifício.
Neste espaço será possível ver pela primeira vez o acervo documental que Salvador Dalí enviou a Josep Puig Pujades, facto que reafirma a amizade que existia entre o artista e o escritor e político republicano, ambos de Figueres. Há documentos que a Câmara Municipal de Figueres adquiriu recentemente em leilão, como os livros La femme visível e Métamorphose de Narcisse, notas manuscritas em forma de cartas, dedicatórias e postais, e panfletos e folhas de imprensa ligadas ao movimento surrealista.
GOVERNO MUNICIPAL. No balanço do primeiro ano da Casa Natal, a equipa governamental explica que “nos primeiros meses de filmagens, o governo municipal optou por redirecionar a estratégia de comunicação e marketing digital do espaço, em coordenação com o Turismo e Comunicação” .
O prefeito e vereador de Turismo, Jordi Masquef, explica que “a Casa Natal de Salvador Dalí começou a se consolidar como um elemento indispensável na visita à cidade de Figueres (…) e que permite prolongar a sua estadia na cidade” . Por seu lado, a vereadora da Cultura, Turismo Cultural e Património, Mariona Seguranyes, refere-se à linha que está a ser trabalhada e afirma que “em breve anunciaremos novas aquisições de mobiliário que tragam esse valor intangível que vai além dos equipamentos culturais, e como cidade, temos a responsabilidade de promover e preservar o património”.
No passado mês de maio, a Casa Natal Salvador Dalí foi premiada na 39ª edição dos Prémios CEET Alimara, na categoria Através de Experiências, pela experiência inspiradora, emocional e/ou motivacional para o público.
PROPOSTA DANI FREIXES. A Casa Natal Salvador Dalí fica no edifício modernista localizado na Carrer Monturiol 6, onde Dalí nasceu em 1904. O espaço torna-se, 120 anos depois, um espaço cultural para descobrir a figura do gênio desde os seus primórdios, e desde o mais pessoal e aspecto íntimo; e ao mesmo tempo contextualizar Figueres do início do século XX.
A instalação abriu suas portas com o projeto museológico “Vozes”, uma experiência sensorial que descobre a figura multifacetada de Dalí desde a infância até o fim de seus dias. É uma proposta da museógrafa Dani Freixes com a união temporária das empresas Varis-Transversal.