Novas caixas de aprendizagem disponíveis para escolas
As escolas da cidade e da região contam com novos recursos educativos com as caixas de aprendizagem do popular calendário catalão. A iniciativa da Câmara Municipal de Figueres, através da rede Transversal de atividades culturais, é coordenada pelos Serviços Educativos Alt Empordà e dirige-se a alunos dos 3.º e 4.º anos do Ensino Básico.
Um total de três conjuntos de caixas de aprendizagem foram apresentados. Quanto à metodologia, nascida nas escolas da Catalunha, permite aos alunos trabalhar de forma independente e global através da aprendizagem baseada em desafios (CBL). Durante anos, a cooperativa GamLab especializou-se na criação destes materiais pedagógicos e agrega uma narrativa que combina materiais autênticos e de qualidade que dão realismo às situações de aprendizagem, e propostas metacognitivas que facilitam a passagem da experiência para a aprendizagem consciente.
Cada jogo consiste em cinco caixas de aprendizagem. Nesta série, denominada “O ressurgimento dos dragões”, são revistos os principais eventos anuais do popular calendário catalão para que os alunos que os realizam os descubram ao mesmo tempo que trabalham no currículo escolar. Os mais de vinte desafios que escondem as caixas baseiam-se, por exemplo, em calcular a força que temos e fazer alguns gráficos antes de morder o tio, explicar a Castanha em inglês através de intercomunicadores ou descobrir um código secreto que lhe permitirá abrir o livro que esconde uma nova forma de explicar a lenda de Sant Jordi.
O segundo vice-presidente da Câmara e vereador da Cultura Popular, Josep Maria Bernils, acredita que esta é uma boa forma de “fortalecer e não perder as nossas raízes como sociedade”. Além de Figueres, também oferecem esta ação a estudantes de Olot, Girona, Granollers, Mataró, Manresa, Sant Cugat, Vilanova i la Geltrú, Reus e Tortosa, como municípios que fazem parte da rede Transversal.