Alt Empordà é a região catalã de onde foram feitas mais chamadas para o 112 neste verão

Alt Empordà é a região catalã de onde foram feitas mais chamadas para o 112 neste verão

A Direção-Geral de Proteção Civil da Generalitat encerrou a campanha de natação de 2024 tendo registado cinco mortes nas praias do Alt Empordà. Assim, juntamente com o Baix Empordà, a nossa passa a ser a região com mais mortes destas características. E de facto, entre 15 de junho e 15 de setembro, o número de emergência 112 recebeu um total de 469 chamadas provenientes do nosso território, o que também nos torna a região que mais alertas emitiu.

Em toda a Catalunha, neste verão, ocorreram 17 mortes enquanto tomavam banho nas praias e 7 em piscinas, tanto privadas como públicas. Os dados deste ano são inferiores aos da época balnear do ano anterior, em que a Proteção Civil foi notificada de 25 mortes enquanto nadavam em praias e 11 em piscinas.

Este verão, o telefone de emergência recebeu um total de 3.118 chamadas para 2.051 ocorrências relacionadas com a campanha de praia, enquanto em 2023 foram 2.696 chamadas para 1.848 ocorrências. E dos 469 emitidos pelo Alt Empordà, devemos destacar os 125 de Roses, que é a segunda cidade da Catalunha onde foram emitidos mais alertas, e os 91 de l’Escala, que também faz parte dos dez primeiros

52,7% das ligações foram para solicitação de atendimento ao Sistema de Emergência Médica (SEM); seguido de 33,1% que se deveu a incidentes ou efeitos devidos ao estado do mar (1.031). Os restantes incidentes foram resgate de pessoas, despejos, questões de civilidade ou segurança, entre outros.

AS BANDEIRAS De 15 de junho a 15 de setembro, um total de 5.594 bandeiras verdes, 1.533 bandeiras amarelas e 187 vermelhas foram hasteadas nas praias supervisionadas da Catalunha. E no caso específico da Costa Brava, a bandeira verde foi hasteada 1.869 vezes, a amarela 268 vezes e a vermelha 16 vezes.

O CASO DE CALA MONTGÓ ESTÁ EM DESTAQUE. Além das 17 pessoas que perderam a vida enquanto nadavam, a Proteção Civil destaca no seu relatório anual que este verão houve uma pessoa que perdeu a vida durante a realização de uma atividade aquática, neste caso o mergulho. No último sábado, 14 de setembro, um homem de 59 anos, de nacionalidade francesa, morreu em Cala Montgó de l’Escala enquanto praticava mergulho noturno.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 
Somos Do Sul
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.