“E o que para mim?”: Indignação com vídeo de mulher que caminhava no início da floração do Parque Nacional do Deserto da Flórida

O que aconteceu?

Um dos eventos naturais mais importantes da região do Atacama é o aparecimento dos chamados deserto florido, que geralmente ocorre entre os meses de agosto e setembro. Porém, atualmente você pode ver a superfície tingida de rosa devido ao aparecimento de algumas flores.

Há quem tenha assistido Parque Nacional do Deserto da Flórida nos últimos dias para tirar fotos com a bela paisagem. Foi nesse contexto que surgiu uma polêmica devido à atuação de um visitante.

O ÚLTIMO

Mulher é capturada andando em um deserto florido

Nas imagens, duramente questionadas no X (antigo Twitter), a mulher aparece caminhando sobre o crescimento inicial das plantas no Deserto do Atacama, esmagando as flores que pertencem a um ecossistema frágil e único.

“Flores não podem ser pisadas”, “Ei, sai daí, não pise nas flores” e “Não haverá mais flores se você pisar nelas mais tarde”, são alguns dos avisos que as testemunhas dão à estranha, enquanto ela toma fotos com seu telefone.

Deserto Florido/Arquivo AFP.

Ao final da sequência, ouve-se a mulher dizendo “e eu?”, frase que a tornou alvo de críticas.

Ir para a próxima nota

Grande parte da flora do local é composta por espécies endêmicas e ameaçadas. Pisar nestas flores pode danificá-las de forma irreparável, afetando o ciclo natural de reprodução e sobrevivência das plantas e insetos que delas dependem.

O deserto florido apareceu?

O jornalista especializado em meteorologia, Alejandro Sepúlveda, explicou nesta segunda-feira, 8 de julho, no Mucho Gusto que a floração precoce no deserto ocorreu devido ao chuvas registradas na região durante o último mês de abril.

Deserto Florido/Arquivo ATON.

No entanto, Sepúlveda distinguiu que “falar de um deserto florido em geral não é correcto, porque está a ocorrer em pontos localizados. São ‘manchas’ de deserto florido, porque o fenómeno como tal tem uma variedade muito maior de flores e plantas. ” .

Pode lhe interessar

Chile e Argentina são os países mais frios do momento: vídeo mostra pinguim no meio da cidade
Ele já está caminhando desde Arica há 48 dias: essa é a quantia que o pai do pequeno Dante Jara arrecadou
“Ele deu tudo pelas filhas e elas sentem falta dele”: Esposa de homem desaparecido em Hualpé pede ajuda para encontrá-lo

Na verdade, recentemente, o Corporação Nacional Florestal (Conaf)entidade responsável pela administração do parque, esclareceu que não é correto dizer que o deserto florido estava avançado.

Em diálogo com Qué Pasa, César Pizarrochefe da seção de Conservação da Biodiversidade e responsável pela Pesquisa Científica da Conaf Atacama, explicou que na realidade se trata de uma ativação vegetal limitada devido às chuvas de outono, que “pode ​​durar até o final de julho em alguns lugares.”

“Para que o fenômeno do Deserto Florido ocorra, como todos sabem, chuvas são necessárias entre julho e agostopara que ocorra uma ativação na primavera”, destacou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *