O Arquivo Municipal de l’Escala recebe doação de Duarte
O linguista e diretor da Instituição Cultural do CIC, Carles Duarte entregou vários exemplares únicos de obras de Víctor Català – Caterina Albert ao Arquivo Municipal de l’Escala. Uma doação composta por sete exemplares incluindo o número 1 de uma edição numerada de Caires vius (Joventut, 197); uma edição numerada de Solitude com ilustrações de J. Longoria gravada por J. Torné, com encadernação de Emili Burgalla, com exemplar número 47; um exemplar de La mare balena assinado por Víctor Català e dedicado ao Dr. Artur Masriera (Editorial Catalana, 1920); um exemplar de La enjuta (E. Domènech, 1910), um exemplar de Retablo (Ediciones Mediterráneas, 1944. Exemplar número 1058); um da Mosaic (Impressões literárias sobre temas domésticos. Dalmau, 1946. Cópia assinada por Víctor Català e dedicada a J. Forn Quera); e um de Dramas Rurais (L’Avenç, 1902).
Carles Duarte foi colecionando estes livros ao longo da vida, até agora considerou oportuno doá-los “aos 65 anos, entendo que chega uma altura em que tenho de parar de acumular e começar a oferecer”, salienta. Um facto que o autarca de l’Escala Josep Bofill quis agradecer: “o gesto de Carles Duarte, uma pessoa totalmente integrada em l’Escala, que nos permite ampliar o fundo dedicado a Víctor Català”.
A doação fará parte do material dedicado à exposição permanente que deverá ser inaugurada no Clos del Pastor. Segundo as previsões, nos próximos meses serão concluídas as melhorias para a musealização de um espaço dedicado a Caterina Albert.